sábado, 22 de fevereiro de 2014

Líderes mundiais se unem contra o tráfico de animais silvestres

Declaração assinada na Conferência de Londres por líderes de 46 países estabelece ações para erradicar o mercado de produtos oriundos da caça ilegal
Johan Swanepoel/iStock
Caçadores, que procuram o marfim para vender no mercado negro, são ameaças constantes ao elefante-africano (Loxodonta africana). O maior animal terrestre do planeta é considerado vulnerável na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês)



Um encontro de líderes mundiais e delegados na Conferência de Londres sobre comércio de animais silvestres, encerrado na sexta-feira (14), apresentou resoluções severas, e um compromisso de colocar em prática ações para deter a utilização comercial do marfim.

A conferência adotou o termo “crimes sérios” para colocar o tráfico e a caça de animais selvagens sob a Convenção da ONU Contra o Crime Organizado Trasnacional, e procurou fortalecer a coordenação transfronteiras e o apoio à aplicação das leis.

Os líderes também concordaram em avançar a análise sobre as ligações entre o tráfico de animais silvestres (negócio que gera U$ 19 bilhões por ano) com outros crimes organizados, corrupção e terrorismo.

Depois da reunião, o príncipe William, duque de Cambridge, disse querer destruir toda a coleção real de peças de marfim, estimada em 1200 objetos. “É difícil imaginar um símbolo mais forte dos horrores do marfim que a destruição da coleção do Palácio de Buckingham”, elogiou o deputado conservador Zac Goldsmith, segundo o Independent.http://www.independent.co.uk/environment/nature/prince-william-wants-all-royal-ivory-destroyed-9131140.html

Nenhum comentário: