sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ibama lança campanha contra o tráfico de animais

Ibama lança campanha contra o tráfico de animais silvestres no litoral do Paraná


O Ibama lançou no final de fevereiro uma campanha para tentar sensibilizar o turista a não comprar animais silvestres em sua estada no litoral paranaense. As equipes distribuem materiais educativos como adesivo, folder, imã de geladeira e lixinho para carro entre outros.

A ação acontece em três pontos de acesso às praias do Estado: Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual da Estrada da Graciosa (Quatro Barras); Posto de Fiscalização do Batalhão da Polícia Florestal na estrada de acesso à Guaraqueçaba (Antonina) e no Posto de Embarque de Paranaguá, com destino à Guaraqueçaba e às ilhas do Mel, Peças, Superagui.

Chamada "Combate ao Tráfico de Animais Silvestres no Litoral do Paraná”, a campanha é realizada por meio dos Núcleos de Fauna e de Educação Ambiental, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e Ecomundi Consultoria Ambiental Ltda.

A ação envolve além de técnicos das instituições envolvidas, voluntários que serão capacitados por técnicos do Ibama e da SPVS para auxiliarem na campanha.

Animais protegidos - Segundo os especialistas em fauna, envolvidos na campanha, o verão − onde o litoral recebe milhares de turistas − coincide com o período reprodutivo de muitas espécies de animais silvestres tendo como exemplo papagaios, periquitos, canário-terra, saíras, macacos entre outros.

De acordo com o superintendente do Ibama no Paraná, Marino Gonçalves, a importância de uma campanha pública contra o tráfico de animais silvestres reside no fato de que a maior parte dos animais silvestres comercializados tem como destino o cativeiro doméstico. “Essas pessoas muitas vezes acabam comprando exemplares da fauna brasileira sem saber que incorrem em um crime ambiental”, disse.

fonte: Ibama

Nenhum comentário: