quinta-feira, 3 de abril de 2008

Uma Cirurgia Inédita no mundo - Chipanzé




No sábado passado, dia 30 de março, talvez foi o maior dia na vida de um chimpanzé chamado impropriamente Hulk por humanos, e que viveu na escuridão quiçá mais de 15 anos. A tecnologia humana, no campo da Oftalmologia Cirúrgica, e as mãos mágicas do Professor Dr. Walton Nosé, e sua equipe, fez aquele chimpanzé voltar a uma nova vida.


Para um chimpanzé torturado por humanos, através de seus dentes arrancados, foi castrado, violentado até acabar com sua resistência, não é nada comparável a cegueira. Nós convivemos com Hulk quase três meses, o levávamos à mata de mãos dadas, para ele sentir o cheiro das árvores, do chão, das flores e das folhas, para ele tentar subir timidamente em alguma árvore. De mãos dadas o levávamos para ficar perto de outros chimpanzés, quando ele sentia a presença deles se transformava, queria mostrar sua força, batia no chão, porém estendia a mão para eles, o que evitávamos, já que ele não sabia como seria recebido. De mãos dadas o levávamos sob o túnel, onde os chimpanzés pequenos se amontoavam a fim de vê-lo, e emitiam o som clássico “ou ... ou ...ou”, e Hulk também respondia, porém ele não sabia quão perto eles estavam. Ele estendia a mão para cima querendo alcançá-los. Hulk também procura com desesperação o contato com outros chimpanzés, está cheio dos humanos que só trouxeram tragédias e sofrimentos em sua vida.




O Professor Dr. Walton Nosé é um dos maiores oftalmologistas humanos no Brasil. Em sua clínica EYE CLINIC, localizada na Av. República do Líbano, em São Paulo, centenas de cirurgias são feitas mensalmente, para corrigir todo tipo de problema de visão. Nós enviamos à ele um vídeo recente da TV em que pela primeira vez Hulk aparecia no Santuário, e falamos que estávamos procurando a ajuda de profissionais para recuperar ao menos a visão de um olho dele. Em poucos dias o Professor Nosé estudou teoricamente o olho de um chimpanzé, que depois comprovou na prática, que é idêntico ao humano, e marcou o dia da cirurgia.

A equipe do Professor Nosé, com todo o equipamento necessário, que incluiu um grande microscópio para oftalmologia, chegou pouco antes das 10:00 h. e nunca tinha visto pessoalmente o Hulk. Deu uma olhada em seu olho esquerdo, com uma catarata já quase cobrindo-o totalmente, e pediu para anestesiá-lo. Em poucos minutos a Dra. Camila anestesiou Hulk, enquanto a equipe do Professor Nosé montava em nossa clínica todo o equipamento necessário. Às 10:30 h Hulk estava na mesa de operação, e após um exame do olho, o Professor falou que era possível realizar a operação. Vinte minutos depois o milagre estava feito, o olho esquerdo do Hulk voltava a vida e a receber a luz da natureza. O olho direito já tinha sido perdido há muitos anos, com uma infecção que se fez crônica, e era irrecuperável. O plano inicial do Professor Nosé era colocar uma lente dentro do olho, que lhe permitisse recuperar 100% a visão, porém o cristalino não estava estável para conseguí-lo, e optou pela opção de que sua visão seja 30% e os óculos a convertam em 100%, até ver se é possível, em uma nova cirurgia, dispensar os óculos.

Durante todo o sábado acompanhamos Hulk, colocando os colírios necessários, e os remédios para encurtar o pós-operatório. No domingo de manhã, Hulk estava tão surpreso como nós, alguma coisa estava acontecendo em sua mente.

As imagens já esquecidas de como era o mundo, estavam entrando em seu cérebro. Me parece que ele pensou que estivesse sonhando. O levamos para fora do dormitório, e a primeira visão foram as grandes árvores movidas pelo vento. Ficou fascinado com aquilo. O levamos para fora do recinto, já conhecia os obstáculos em seu caminho, não precisava mais de minha mão, e da mão de nenhum humano para andar e decidir aonde ir. Viu um eucalipto e o abraçou, sentou ao seu pé e enxergou longe, a quilômetros de distância, e começou a procurar algo, nós sabíamos o que era, porém desde ali não podia vê-los, nem eu segurá-lo para não ir até os chimpanzés, e ter reações inesperadas. Voltei com ele para o seu recinto, ele já andando sozinho. Começou a reconhecer o seu cativeiro. Portas, cadeados, as restrições. Começou também a matutar como sería sair de lá.

No dia seguinte, a visão era ainda melhor. Tentei dar uma volta de novo com ele, porém ele estava com ansiedade de ver, conhecer, trilhar os caminhos que antes trilhava comigo, a procura de seus irmãos até achá-los, porém eu tive medo, não poderia mais fazê-lo voltar ao seu recinto com segurança. Ele ainda não estava preparado para esta nova experiência. Estará no futuro. Agora Hulk pode viver em sua comunidade, de onde nunca deveria ter sido arrancado quando era um bebê, em um país estrangeiro, e na chegado ao Brasil, para ser explorado em circos. Hulk tem 33 anos, a essa idade voltou a nascer. Sua vida nos últimos anos, na escuridão total, não foi vida.
Dr. Pedro A. Ynterian

Diretor do Projeto GAP Internacional
www.projetogap.org.br

Notícias do GAP 01.04.2008

Nenhum comentário: