terça-feira, 7 de julho de 2009

Leão resgatado em circo no Mato Grosso do Sul vai para o santuário em SP

O Leão Alex, que foi apreendido no último sábado, em um circo em São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul, deve ganhar um lar definitivo na próxima semana.







Segundo o promotor de Justiça de São Gabriel do Oeste, Alexandre Lacerda, o animal de 350 quilos - que estava desnutrido e teve as garras cortadas e os dentes cerrados no circo, além de estar em uma jaula pequena para o seu porte - será transferido para o Santuário Rancho dos Gnomos, em Cotia, na Grande São Paulo. Como sofria maus tratos, o animal foi transferido em caráter emergencial para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.


O Rancho dos Gnomos é mantido pela Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), uma ONG que atua há mais de 17 anos, servindo de abrigo para animais da fauna silvestre e exótica que foram vítimas de maus tratos. Para manter Alex no Cras até a transferência, uma associação doou 100 quilos de carne (músculo e costela) para o animal, que se alimenta com três quilos de carne por dia, enriquecidos com um polivitamínico para felinos. Antes de chegar ao centro, o leão era alimentado apenas duas vezes por semana, com oito quilos de carne. Por medida de segurança, o Cras não está permitindo a visitação ao animal.

Em Mato Grosso do Sul, há uma lei estadual que não permite animais em circo. Além de sofrer maus-tratos, a documentação de Alex estava irregular.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: