sexta-feira, 16 de abril de 2010

Abaixo-Assinado : PELA VACINAÇÃO GRATUITA CONTRA LEISHIMANIOSE:1581 assinaturas

Destinatário: PREFEITURA DE BELO HORIZONTE,GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, MINISTERIO DA SAÚDE E tranin@superig.com.br


LEISHMANIOSE - CAMPANHA DE VACINAÇÃO GRATUITA



A vacinação gratuita de animais domésticos constitui uma necessidade real da população, representando um problema de saúde pública.
Atualmente, a única vacina fornecida pelo Estado é a que previne contra a raiva. Entretanto, os donos de animais domésticos e os profissionais envolvidos nessa área sabem que essa doença não é relevante, em termos de epidemiologia, se a compararmos com outras enfermidades. Sendo assim, percebemos uma contradição: enquanto o Estado realiza campanhas de vacinação gratuita contra doenças que apresentam pequeno risco de contaminação no contexto urbano, a Leishmaniose vem avançando e permanece matando nossos animais de forma assustadora. Nas clínicas veterinárias, o número de animais sacrificados em função dessa doença aumenta diariamente, e a prefeitura se orgulha de realizar eutanásia em cães supostamente soropositivos, sem ao menos confirmar o diagnóstico - sabe-se que 50% dos animais sacrificados não estão doentes.
Vários são os motivos pelos quais os animais não são vacinados contra Leishmaniose. Dentre eles, podemos citar:
- ausência de uma política de saúde pública favorável à vacinação;
- desconhecimento da existência da vacina;
- dúvida quanto à qualidade da vacina;
- preço da vacina muito elevado, em função de sua pequena produção;
- desconhecimento da gravidade da doença (zoonose).

Hoje sabemos que o mosquito ao picar um animal vacinado, não consegue transmitir a doença a outro. Sendo assim a vacina é de
grande importância no controle da doença.

Tendo em vista o exposto, convidamos a todos que amam os animais a participarem de uma grande campanha nacional cujo objetivo é mobilizar o Estado para colocar à disposição da população a vacina contra a Leishmaniose visceral canina. Para atingir nossos objetivos, sugerimos que sejam realizados debates, palestras, passeatas, abaixo-assinados e outras ações, todas acompanhadas da mais ampla divulgação na mídia. Todas as sugestões de luta serão bem-vindas!

Pedimos que ao assinar este documento, informe, no quadro "comentário", sua cidade.Se for de seu conhecimento, informe também se em sua região há algum caso clínico comprovado de Leishmaniose. Pois, através destes dados poderemos fazer uma avaliação da situação desta doença em todo país.

O amor dos cães é incondicional.Somos nós quem colocamos condições para cuidar deles.
■autor: Geraldo Sávio Ribeiro



Nenhum comentário: