sábado, 4 de dezembro de 2010

Encontro reúne rede proteção animal da prefeitura - Porto Alegre/RS.

A Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad) da prefeitura esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 2.


O encontro teve a participação dos representantes das secretarias municipais que atuam diretamente na rede proteção animal.

O objetivo da reunião foi fazer um balanço das atividades desenvolvidas pela coordenadoria, além da apresentação da prestação de contas do último ano. Obedecendo a metodologia do modelo de gestão adotado pela prefeitura, a coordenadoria está preparando a programação para 2011. As ações estarão alinhadas dentro do planejamento de etapas, metas a serem atingidas e forma de aplicação dos recursos estabelecidos no orçamento.



Principais ações desenvolvidas em 2010

· Vila Dique e Lomba do Pinheiro - 120 procedimentos de esterilização e chipagem.



· Vila Chocolatão – após cadastramento dos animais, foram realizados 20 procedimentos e mais 80 serão encaminhados em parceria com grupo de protetoras do Tribunal Regional Federal.
· Concluído o processo licitatório para três mil procedimentos de esterilização, atualmente está em tramitação a assinatura do contrato. A iniciativa atenderá animais de vilas populares a serem remanejadas e reassentadas.

· Projeto Bicho Amigo – a ação é composta de uma clínica móvel (doada pela Associação dos Transportadores de Passageiros –ATP) e um ônibus de transporte (doado pela Carris), ambos estão em processo de adaptação dos veículos e serão usados para promover esterilização e educação sobre o bem-estar
Assinatura do Termo de Doação pela ATP do ônibus que será a Unidade - Móvel I.

onibus doado pela CARRIS será utilizado como transporte LEVA e TRAZ - Unidade-Móvel II - de animais das vilas até a clinica de esterilização.

· Feiras da Adoção - Há espaço no Parque Farroupilha para as ONGs realizarem feiras. Além disso, um novo espaço já foi licenciado em Ipanema para ONG Vida Nova.

· Adote um cavalo - Projeto em parceria com a EPTC e que resultou em mais de 30 cavalos doados desde setembro de 2010.





Assinatura do Termo de compromisso com o Ministério Público para ampliar as doações de eqüinos a entidades civis e outras.

Equinos doados a Escola Técnica Agronomia


Doação de equinos através de Termo de Cooperação com o Instituto Cavaleiros Farroupilhas.


· Campanha da Posse Responsável - Colocação de cartazes educativos em ônibus da Carris, Lotação e outras linhas de ônibus.

Dois cartazes educativos com imagens de cão e gato estão afixados internamente em ônibus da CARRIS, Lotação e de empresas particulares.
· Atividades educativas diversas, seminários e encontros de debates e discussões sobre a proteção animal.
capacitação de professores municipais- Curso de Educação Humanitária da WSPA.

Dia de atividades da educação ambiental e da posse responsável na Escola Municipal Saint Hilare


Escola Municipal Anisio Teixeira realizou evento do Dia de educação ambiental e da posse responsável cadastrando animais das imediações para esterilização.


Seminário com mais de 140 participantes pela passagem da Semana do Dia Nacional dos Animais. Público-alvo:Veterinários, ONGS, protetores(as),estudantes, apoiadores da causa.


Visita ao Canil Municipal .


Reunião de membros integrantes da COMPPAD, das Secretarias municipais.


Nenhum comentário: