sexta-feira, 12 de abril de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATAI/RS inaugura novo canil municipal


Prefeitura entrega novas instalações do Canil Municipal Autoridades presente na cerimônia de entrega das obras de reestruturação do novo espaço

O prefeito Marco Alba entregou oficialmente nesta quinta-feira (11) as novas instalações do Canil Municipal, no distrito da Costa do Ipiranga.

http://www.gravatai.rs.gov.br/site/noticias.php?id=152010


O espaço, que há pouco mais de um ano era um depósito de animais, com a reestruturação completa e o investimento em obras de reforma e ampliação da área de acolhimento, se converteu num lugar adequado para abrigar aproximadamente 400 cães. Para Marco Alba, a transformação pela qual passou o local é uma pequena amostra de que sempre é possível mudar para melhorar.

O biólogo Jackson Müller, designado pela Justiça para implantar as melhorias, destacou que, com as obras, o Canil Municipal passa a ser uma referência para a Região Metropolitana. “Gravataí vai servir de exemplo, portanto, não podemos deixar que este espaço volte a ser um depósito de animais”, frisou. Para o secretário de Governo Luiz Zaffalon, que acompanhou todo o processo desde a intervenção, iniciada em março do ano passado, o Canil será referência em todo o País. “Transformamos este local em algo decente e com cara de sociedade desenvolvida”, destacou.

A vereadora Lourdes Spengle (PMDB), de Porto Alegre, também compartilha da opinião que o Canil Municipal será referência para muitos municípios. “Gravataí vai servir de exemplo, e o meu gabinete está à disposição no que for necessário”, disse a vereadora. A coordenadora da ONG Projeto Castração de Animais Domésticos, Leila Vizzotto, acompanha o trabalho feito no Canil desde que ocorreram as primeiras denúncias. “O trabalho que foi realizado aqui vai servir de modelo para os outros municípios”, comentou. Na opinião dela, deveria ser implantado um trabalho de conscientização das pessoas e de educação das crianças com relação os animais.

Reestruturação
Morador da Costa do Ipiranga, José Vanderlei aproveitou para levar mais um cão para o seu sítio. Ela havia adotado três e, nesta quinta-feira (11), escolheu um cachorro da raça pitbull. A baia onde estava o animal ganhou uma placa de adotado. O cachorro será castrado nesta sexta-feira (12) e na segunda-feira (15) estará liberado para morar com o seu novo dono. Participaram da cerimônia de entrega das novas instalações do Canil vereadores, secretários municipais, representantes de ONGs e entidades e integrantes do governo.

Com a reestruturação, Canil Municipal ganhou 48 baias novas em uma área de 1.250 metros quadrados, para que os animais fiquem divididos entre cinco por espaço, além de um local para quarentena enquanto seguem em observação em virtude de doenças apresentadas. Um espaço com 12 baias também acolhe, individualmente, os cães ferozes. A necessidade da reforma surgiu após flagrante das péssimas condições do canil no início do governo de transição, em 2012, quando o Ministério Público promoveu uma intervenção no setor — com Marco Alba e Marcia Becker.

Nenhum comentário: