----- Original Message -----
From:
To: undisclosed-recipients:
Sent: Friday, April 17, 2009 10:29 AM
Subject: Informe São Borja
É indescritível o que esta acontecendo em São Borja
Os cães estão sendo abandonados e muitos estão sendo mortos de forma cruel.
Os cães da protetora Irma Santos foram retirados (ação de vizinhos) e colocados em um canil em construção e ficaram exposto ao sol e mosquitos, sem nenhum abrigo. Ficaram sem água, pois não tinha água nem luz no local.
Foram colocados todos juntos e ocorreu briga e morte, tudo foi gravado pela RBS e foram tiradas várias fotos pela imprensa local,
O jornal não publicou as fotos e se a RBS passou a gravação foi local e muito rápida. A prefeitura esta abafando tudo.
Foi feito um boletim de ocorrência de maus tratos de animais pela PATRAM , esperemos que este não desapareça.
A juíza ordenou que os cães permanecessem no local mesmo depois da PATRAM fazer o BO de maus tratos. Estipulou uma multa para a prefeitura até construir o canil. (Ainda bem que não choveu senão os cães iriam ficar na chuva e nadando na lama, pois é tudo de terra solta sem nenhuma infra estrutura). Os cães emagreceram muito e estão muito estressados. A Irma passa chorando e implorando para devolverem os cães.
A população esta assustada e com medo da prefeitura.
O secretário Léo disse (em frente a testemunhas) que Uruguaiana foi esperta que construiu rápido o canil (galpão) e já resolveu o problema dos cães, e ninguém viu.... não precisamos de um grande exercício de raciocínio para entender o que ele quis dizer.
Todos os cães positivos são compulsoriamente mortos!!! Não conhecem o significado da expressão "contra prova". E os abandonados também, independente de serem positivos ou não!!! O que estará acontecendo nos outros municípios?
Vários contatos com o presidente do CRMV/RS - e denúncias quanto a atuação de veterinários da cidade - resultaram em nada.
Esta tudo abafado. Quem sabe o nº de cães mortos no RS? De que maneira estes cães estão sendo mortos? E o que estão fazendo para controlar o mosquito? Foi feito algum exame parasitológico em cães?
Não se tem conhecimento de ações da prefeitura quanto ao controle dos vetores (mosquito palha).
Não se tem conhecimento de ações educativas e informativas da prefeitura. A única notícia nesse sentido é que a prefeitura está indo em escolas e mostrando fotos de pessoas com leishmaniose cutânea, que deixa lesões aparentes ( NÃO é a mesma LV que o cão é o hospedeiro) e ameaçam as pessoas que tem cães de que, se algum vizinho "pegar" a doença, aqueles que tiverem animais serão denunciados judicialmente.
A vigilância sanitária do estado informa que "tudo está sendo feito dentro do protocolo e das normas".
O clima é de terror e histeria. As pessoas estão entregando os animais, mesmo sem exame, para que sejam mortos.
Entre várias coisas mal contadas, está o número de animais exterminados: segundo informações da secretaria de saúde, foram mortos 89 cães - que tiveram resultado positivo. Onde estão todos os outros que estão sendo recolhidos e/ou abandonados por seus responsáveis? Onde estão os animais em situação de rua que estão sendo recolhidos?
O que se conseguiu até agora foi a interrupção das ações do exército nas ruas e a entrada nas casas para coletar material para exame, e retirada dos animais. Por isso, também, a prefeitura está fazendo terrorismo e ameaçando aqueles que tem cães de serem responáveis pelas pessoas que porventura venham a ser contaminadas.
Se a preocupação é com a saúde humana, que sejam realizadas ações de controle da leishmaniose... mas isso NÃO SE FAZ MATANDO CACHORRO.
Mais uma vez fica exposta a incompetência da saúde pública desse país. Em Minas Gerais, estudos realizados desde a década de 90 confirmam que matar cachorro não faz a mínima diferença patra controlar a doença. Centenas de milhares de cães foram mortos e os casos de leishmaniose no Brasil não param de aumentar.
Até agora as intervenções via judicial não tiveram qualquer retorno, nem êxito.
ml
=======================================================================================================================================================================================
>> NAO ENTREGUE SEU CÃO PARA O CENTRO DE ZOONOSES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
>> LEVE-O AO VETERINÁRIO PARA QUE ELE DÊ O DIAGNÓSTICO FINAL!!
>>
>>=====================================================================
----- Original Message -----
From:
To: undisclosed-recipients:
Sent: Friday, April 17, 2009 10:13 AM
Subject: Informe São Borja
olá pessoal
Prestem atenção aos fatos que estão acontecendo em São Borja.... e não só lá. As ações de combate à leishmaniose estão em Alegrete, Uruguaiana, Porto Xavier e sabe-se lá em quantos pequenos municípios nas redondezas (não podemos esquecer que há umas semanas atrás, vários prefeitos das cidades vizinhas estavam em São Borja "aprendendo" as técnicas de controle da doença, e também que o Ministério da Saúde "libera verba" para esses casos...
Mais uma vez, pedimos que TODOS fiquem atentos aos movimentos da saúde em seus municípios... Em São Borja foi criado, desde o primeiro momento, um clima de terror e pânico entre a população... Quando informações mentirosas se espalham, é praticamente impossível reverter antes de muito estrago ser feito, e muitas vidas serem dizimadas... Fiquem atentos e espertos... para um surto que não se sabe de onde veio, acabar se espalhando para outras regiões, é muito rápido (vejam a questão da febre amarela)...
Nenhum comentário:
Postar um comentário