domingo, 19 de dezembro de 2010

ANIMAL NÃO É BRINQUEDO!

Bichinho de estimação é um dos presentes mais pedidos neste Natal


Mas o animal não é um brinquedinho: requer cuidados especiais e dá muito trabalho. Por isso, é importante pensar bem nessa decisão.

É difícil resistir ao pedido de um filho, ainda mais no Natal. Nesta época do ano, muitos pais vão ser tentados a comprar um bichinho de estimação.

Mas o animal não é um brinquedinho: requer cuidados especiais e dá muito trabalho. Por isso, é importante pensar bem nessa decisão. Se a criança é pequena, cachorro ou gato podem não ser boas opções. Mas é difícil resistir aos apelos e àqueles olhinhos pidões.

A loja é um parque de diversão para as crianças. Encantadas, elas tentam convencer o pai da necessidade de ter um bichinho em casa. “Acho que eu vou levar um hamster”, diz Josué Chung.

“Estou negociando com eles, talvez sim, talvez não. Estou tentando ver que animais se adaptam bem para eles. Estou pesquisando qual o melhor presente de natal pra eles”, diz o administrador Christian Chung.

O técnico em mineração Danilo Vieira trouxe Gabrielli, de 4 anos, para escolher um cachorrinho. “Eu quero”, afirma a menina. “Já tem um tempo que ela vem pedindo, mas ela era muito pequena. A gente esperou um pouco até para conseguir realmente cuidar e tomar conta do cachorrinho”, conta o técnico Danilo Vieira.

Aproveitando a boa vontade do Papai Noel, muitas crianças pedem um animalzinho de estimação de Natal. Um presente que tem tudo pra fazer sucesso imediato, mas que exige responsabilidade e muito cuidado.

"Vai dar trabalho, vai fazer xixi, vai fazer as necessidades dele, ele vai querer comer no horário certinho, ele vai latir na hora que quiser comer. Então é um animal que dá trabalho e alegria”, explica a veterinária Valéria Pires Correia.

Prestar atenção em alguns detalhes é muito importante para escolher bem. Para crianças com menos de 6 anos e para quem mora em apartamentos, o melhor são cachorros de pequeno porte.

“O shitsu, o lhasa, o teckel, o pequenês são raças de animais que se adequam muito bem a crianças pequenas. Às vezes a criancinha de 4 ou 5 anos gosta de apertar o cachorrinho. Então, não pode ser uma raça muito sensível”, completa a veterinária.

Para crianças com mais de 6 anos, valem tanto os pequenos quanto os grandes, desde que não sejam agressivos.

“A gente evita raças como o chow-chow, o sharpei, o pitbull ou o bull terrier que são raças que são muito fortes, muito grandes. A gente contraindica a não ser que os pais acompanhem de perto e adestrem esse animalzinho para ele não machucar a criança”, alerta a doutora Valéria.

Outros animais também agradam a qualquer idade: o porquinho da Índia e os hamsters não dão muito trabalho. Os peixes encantam, mas não interagem. A calopsita é mansinha, e os coelhos fazem muita sujeira.

“Ele é tão fofinho, ele gosta de carinho, mas tem que trocar todo dia, dar comida, limpar gaiola e dar cenoura”, avisa Kainá Spyridion, de 10 anos.

O empresário Naldo Ferreira já escolheu o presente do filho: o labrador sortudo ganhou casa nova. “Meu filho está querendo, eu também queria um cachorro, estou com o quintal grande e tudo mais e é presente de Natal”, diz Naldo.

Ainda de acordo com a veterinária Valéria Pires Correia, os gatos não são muito indicados como bichinhos de estimação para crianças pequenas. Se a criança aperta o animal, por exemplo, ele pode arranhar para se defender, mas é um ótimo bicho para quem já tem mais idade e mais responsabilidade.


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/12/bichinho-de-estimacao-e-um-dos-presentes-mais-pedidos-neste-natal.html



Nenhum comentário: