terça-feira, 30 de novembro de 2010

VOTAÇÃO DO PL CAVALOS E CARROÇAS- BH

Atenção: todos que comovem com o sofrimento dos cavalos compareçam, a partir de quarta-feira- 01/12/2010 na CÂMARA DOS VEREADORES NO BAIRRO SANTA EFIGÊNIA-( pode ir de Metrô)



Vamos, com nossa presença maciça mostrar aos vereadores que estamos preocupados com a vida e o sofrimentos dos cavalos.
Não adianta só falar é preciso agir. NÃO BASTA SÓ EMOÇÃO É PRECISO TB DE AÇÃO.
A MAIOR PROVA DE NOSSA PREOCUPAÇÃO É NOSSA PRESENÇA. Se trabalhar peça pais, tios, avós e que escrevam cartazes de próprio punho falando dos sofrimentos que os cavalos sofrem pelas ruas.
Contamos com todos . Obrigada
Pelo MOVIMENTO MINEIRO EM DEFESA DOS ANIMAIS




Leia mais ...

Carroças

Resumo do Chamada Geral - Rádio Gaúcha


Dois anos após aprovação de Lei, prefeitura começa qualificação de carroceiros para retirada de carroças das ruas de Porto Alegre até 2016.




Leia mais ...

Vitória no Paraná: probição de animais em circos é mantida!

Paraná mantém a proibição do uso de animais em circos.



A ativista Rosana Gnipper, da ECOFORÇA, acaba de nos informar que foi derrubado o veto do Governador ao PL que proíbe a utilização de animais em circos. O veto foi derrubado pela unanimidade dos 44 deputados estaduais presentes. Os deputados salientaram a organização do movimento de defesa dos animais no país, em virtude da quantidade de mensagens que novamente receberam pedindo apoio ao projeto.

Estiveram presentes à votação representantes da Associação Ambientalista Ecoforça, Movimento SOS Bicho de Proteção Animal, Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, Pense Bicho, Organização Viralatas de Controle e Proteção Animal, além de diversos protetores independentes.

Parabéns às organizações e a todos os ativistas e simpatizantes da causa que se manifestaram e contribuíram para mais uma vitória dos animais

Fonte:Info Sentiens

Leia mais ...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PELA POSSE RESPONSÁVEL - NÃO AO ABANDONO!

Verão é a estação do abandono de mascotes.
Com a chegada da temporada de veraneio o número de animais abandonados aumenta consideravelmente na Capital.


Moradores que saem em viagens de férias e não têm condições de levar os mascotes deixam os bichos em ruas e parques da cidade. Campanhas e ações da prefeitura e de ONGs tentam conscientizar a população a encaminhar os animais à adoção.

– É usual as pessoas abrirem portas de carros e largarem mascotes, que foram bem tratados a vida inteira, na rua – lamenta Lourdes Sprenger, da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad).

A campanha Posse Responsável, lançada oficialmente neste mês pela prefeitura, busca dar visibilidade ao abandono que ocorre principalmente nesta época. Cartazes educativos foram colocados em ônibus e lotações. A intenção é promover a conscientização dos donos e o bem-estar dos animais. O abandono é considerado crime pela lei dos crimes ambientais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.

– Se a pessoa não quer mais o animal, que pelo menos busque um amigo ou um vizinho, ou encaminhe para a adoção. E esterilize o animal – pondera Lourdes.

A recomendação dela é para que as pessoas que querem se desfazer dos bichos procurem Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal e anunciem em jornais ou clínicas veterinárias. Informações: 3289-3613.


Fonte: Caderno do Moinhos/ZH

Leia mais ...

Em defesa dos gatos do Parcão



Pela Posse Responsável
Relato de Norma Ricaldone Schmitt, moradora da Rua Comendador Caminha

“Somos um grupo de cerca de 10 senhoras de boa vontade na região. Cuidamos dos gatos que vivem no Parcão: quando dão cria, encaminhamos para adoção, e castramos os gatos adultos, sempre que possível. Trabalhamos para controlar a população de felinos do parque e damos comida a eles.

Queremos que as pessoas entendam que esse é um trabalho feito de forma humana, para controlar a população. Há pessoas que não gostam de animais. Inclusive, há alguns dias, cachorros foram soltos para atacar gatinhos no pátio de um condomínio. Gostaríamos que os moradores e os síndicos do entorno do parque entendessem o nosso trabalho. Quem quiser fazer parte de nosso grupo pode mandar um
e-mail para norma.r.schmitt@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone 3346-6824.



Fonte:Caderno Moinhos - ZH


Leia mais ...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

I Seminário Guarda Responsável e Defesa de Animais - Colégio Anisio Teixeira - PORTO ALEGRE/RS.





I Seminário sobre Guarda Responsável em Defesa de Animais Domésticos foi um sucesso!! O esforço de todos foi percebido nos detalhes da organização e no clima de envolvimento com essa causa tão justa.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/anisio/

direcaoanisio@yahoo.com.br






Leia mais ...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Abandono de gatos é problema de saúde pública - Fortaleza-CE


Além de provocar sofrimento aos animais, jogar gatos nas ruas favorece transmissão de doenças para as pessoas


A quantidade de gatos abandonados nas ruas é problema de saúde pública que ainda não sensibiliza a sociedade e as autoridades na busca de uma solução efetiva. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam, em países pobres e emergentes como o Brasil, a proporção de 15 filhotes de cães e 45 de gatos para cada bebê nascido.

No caso dos felinos, a reprodução sem controle torna-se mais grave diante da frequência dos períodos de cio. De acordo com a médica veterinária Ticiana Franco, pós-doutoranda em Reprodução Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet-Uece), a nossa "Terra do Sol" favorece o cio das gatas. "Nas nossas condições climáticas de luz contínua o ano inteiro, este ciclo estral se repete a cada 21 dias", afirma.

A presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Geuza Leitão, não tem dúvidas. "Por mês, milhares de gatos são jogados nas ruas". Em Fortaleza, onde as pessoas cada vez mais optam por morarem em apartamentos, a posse irresponsável de animais faz com que, diariamente, filhotes sejam jogados em áreas como Parque do Cocó, Praça Eudoro Correia, Parque Parreão, cemitérios públicos e áreas de lazer em geral. "Há pessoas de bom coração, quase sempre pobres, que chegam a levar 30, 40 gatos para criarem em casa. Porém, não têm condições de esterilizar os animais, que continuam se reproduzindo mais e mais. Em pouco tempo, voltam a morar nas ruas porque as famílias não têm condições de mantê-los", afirma Geuza.

Ticiana Franco explica que a o cio das gatas dura de quatro a cinco dias, período em que a fêmea aceita a cópula dos machos. A fertilidade da espécie é grande e a fêmea poderá parir ninhada média com seis filhotes a cada dois a três meses.

A omissão diante do problema expõe os animais e os próprios seres humanos a algumas zoonoses. A veterinária explica que, além das verminoses, doenças fúngicas simples, sarna e a raiva, já passadas também pelos cães, os gatos podem transmitir, quando infectados, a esporotricose, a criptocose e a toxoplasmose. "Gatos abandonados nas ruas ou que são domiciliados, mas têm acesso à rua, possuem maior probabilidade de estarem infectados com qualquer uma destas doenças", adverte Ticiana.

Na sua avaliação, há solução para o problema, ainda que de longo prazo. No entanto, para que as ações sejam viáveis é necessário um envolvimento sério e contínuo da sociedade e dos governos municipal, estadual e federal, por meio de seus órgãos públicos. Ela aponta não haver uma solução única, mas um conjunto de medidas, tais como um amplo programa de recolhimento de animais para abrigos públicos, com recuperação do estado clínico dos mesmos, já que a maioria apresenta as mais diferentes doenças. A medida deve ser acompanhada pela castração em massa com a doação e acompanhamento do animal no novo lar.

A esterilização dos gatos ainda é a medida mais eficaz para o atual problema, também defendida por ONGs. A Uipa é uma das pioneiras na ação. Segundo Geuza, a entidade mantém parceria com o veterinário Péricles Duarte Portela para cirurgias de castração, toda terça-feira, em sua residência. Como forma de garantir a segurança na sua casa, ela só está aceitando animais encaminhados por pessoas conhecidas. Anteriormente, a Uipa já chegou a fazer cerca de 220 cirurgias por mês. Agora, só realiza cerca de 80.

Além do atendimento semanal, a voluntária da entidade, Eulina Gondim, realiza em sua casa mutirão no último sábado de cada mês a preços acessíveis a famílias de baixa renda.

A Faculdade de Veterinária da Uece programa, com o Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza, um convênio de cooperação, para realizar 150 cirurgias de esterilização de cães e gatos. O convênio, que tem participação da Uipa na definição, aguarda posição na Procuradoria Geral do Município.

Segundo o diretor da Favet, professor Célio Pires, o hospital veterinário da Faculdade já realiza, em pequena quantidade, o procedimento gratuito para famílias de baixa renda, a partir de parceria mantida com entidades protetoras de animais, como o Grupo de Apoio e Bem-Estar Animal (Gaba). Porém, conforme ele avalia, a falta de apoio financeiro limita a atividade.

Fonte:Regional do Nordeste














Leia mais ...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação Humanitária - WSPA x Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS.


Eliane Melletti, Elizabeth MacGregor,Lourdes Sprenger e Vet.Livia.

Curso de Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal – Respeito a Todas as Formas de Vida


Elizabeth Mc Gregor




.
Foto: Jonathan Heckler/PMPA



Professores da rede municipal de educação no Rio Grande do Sul receberão um treinamento sobre Educação Humanitária para formação de alunos de faixa etária entre 6 e 16 anos nos dias 11 e 12 de novembro. O programa educacional da WSPA tem, como principal missão, promover a responsabilidade da sociedade de zelar pelo bem-estar dos animais, já que eles também são capazes de sentir prazer, dor e sofrimento.

Através de conceitos básicos e a compreensão de princípios fundamentais do bem-estar animal, o programa visa incorporar a educação humanitária aos currículos escolares, trabalhando em conjunto com governos, organizando workshops para treinamento de professores e fornecendo recursos didáticos.

A capacitação é resultado de convênio assinado com a Secretaria Municipal de Porto Alegre, por uma parceria estabelecida com a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos, através de sua Coordenadora Lourdes Sprenger.




Leia mais ...

HOMENAGEM A PAUL McCARTNEY EM PORTO ALEGRE/RS


Lourdes Sprenger Divulgação


Uma mensagem de boas- vindas que se destacasse entre os milhares de cartazes de saudação a Paul McCartney. Conseguiu patrocínio para um outdoor móvel e tratou de garantir que o carrinho estivesse no caminho do beatle, perto do Hotel Sheraton e do Beira-Rio.

Paul, como os fãs estão cansados de saber, não come carne e não admite nem casaco de couro por perto.
Página 10 - Rosane Oliveira - ZH



















CONTINUAÇÃO

Leia mais ...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

VISITA A CARRIS



Visita à Unidade 2, do projeto Bicho-Amigo.



Com o objetivo de transportar animais para esterilização, um ônibus da Carris está sendo transformado na Unidade Móvel II do projeto Bicho Amigo. Aproveitando a oportunidade, foi feita a entrega oficial dos cartazes da Campanha Posse Responsável, que serão afixados nos coletivos. O diretor-administrativo da Carris, Luis Fernando Albino, juntamente com o gerente de manutenção, Luciano Macuglia.

A parceria com a Carris é motivo de alegria “Nos sentimos acolhidos pela empresa, no sentido de proporcionar a transformação de um sonho em realidade”, As ações de proteção animal da prefeitura são gerenciadas pela Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para os Animais Domésticos (COMPPAD).

O projeto Bicho Amigo terá dois veículos. A Unidade Móvel I, doada pela ATP, será um consultório médico-veterinário itinerante, preparado para palestras sobre educação em saúde, posse responsável, esterilizações e atendimentos. Já a Unidade Móvel II é um ônibus da Carris adaptado para transportar animais até a clínica-veterinária que fará a esterilização.


Leia mais ...

CAMPANHA DA POSSE RESPONSÁVEL - PORTO ALEGRE/RS.



Entrega dos cartazes da Campanha de Posse Responsável.
Foto: Ricardo Giusti/PMPA



Aproveitando a visita a empresa CARRIS, foi feita a entrega oficial dos cartazes da Campanha Posse Responsável, que serão afixados nos coletivos da Carris, nas Lotações e empresas de ônibus. O diretor-administrativo da Carris, Luis Fernando Albino, juntamente com o gerente de manutenção, Luciano Macuglia,.

A parceria com a Carris é motivo de alegria . “Nos sentimos acolhidos pela empresa, no sentido de proporcionar a transformação de um sonho em realidade”, . As ações de proteção animal da prefeitura são gerenciadas pela Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para os Animais Domésticos (COMPPAD).


A campanha de Posse Responsável foi lançada com o objetivo de conscientizar a população para o fim do abandono de animais, promovendo a guarda consciente e o bem-estar animal.





Leia mais ...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Prefeitura busca parceria com Ufrgs para Bicho Amigo- Porto Alegre/RS.

Prefeito José Fortunati em audiência com o Diretor da Faculdade de Veterinária da UFRGS, Vladimir Pinheiro do Nascimento, Vice-Diretor, Emerson Antonio Contesini, Diretor do Hospital de Veterinária, Marcelo Alievi, e Cristiane Nery.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA


Apoio operacional da instituição para o “ Bicho Amigo”. O projeto, que atua na promoção do bem-estar dos animais, é iniciativa da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad).

O prefeito ressaltou que a prefeitura está buscando parceiros para viabilizar as ações e políticas públicas voltadas ao bem-estar dos animais. “Queremos dar um salto de qualidade neste trabalho com o apoio técnico desta universidade federal que tem a excelência em ensino e a experiência profissional. Vamos construir juntos um modelo que será referência no país valorizando e qualificando a vida dos animais”. Diretor da Faculdade, Vladimir do Nascimento, manifestou interesse em ser parceiro da prefeitura na iniciativa. A proposta será encaminhada para avaliação da reitoria da Ufrgs.







Leia mais ...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Prefeitura recebe ônibus para castração de animais-Porto Alegre/RS.


Documento foi firmado pelo prefeito (C) nesta manhã



Foi assinado hoje, 8, o termo de doação de um ônibus para o programa de castração de animais de rua de Porto Alegre. A documento foi assinado pelo presidente da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), Enio Roberto dos Reis, em solenidade realizada no Paço Municipal. “Este é um ato muito significativo que dará uma nova visibilidade para o bem-estar animal da cidade. Estamos avançando nesta política pública complexa que deve ser trabalhada com muito vigor para qualificar a vida dos animais”, declarou o prefeito. A iniciativa visa qualificar as políticas públicas para animais de Porto Alegre. A doação é fruto de negociações a pedido da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad) de Porto Alegre. “Este nosso trabalho terá um resultado a médio e longo prazo. A doação é um pontapé inicial para melhorar a qualidade de vida dos animais das comunidades”.

A partir da assinatura do termo, a ATP encaminhará o ônibus para a fábrica para que seja adaptado um bloco cirúrgico para atender a demanda de castração de animais, principalmente os que se encontram nas vilas da capital.

Comppad - A Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos está ligada ao Gabinete do Prefeito. Atua na observação e promoção do bem-estar animal, educando e valorizando ações de guarda responsável e contra os maus tratos.


Foto: Ricardo Giusti/PMPA




VIDEO
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_video/08-11_-_onibus_catracao_animais.wmv
08/11/2010 11:27:35



Leia mais ...

Proteção animal é tema de curso em Porto Alegre

O Curso de Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal será realizado em Porto Alegre, numa parceria da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA-Brasil), Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad).



O evento será na sede da Smed (rua dos Andradas, 680, 6º andar),quinta-feira e sexta-feira, 11 e 12, a partir das 9h. Como proposta do programa educativo Respeito a Todas as Formas de Vida, a iniciativa terá ações de capacitação de professores, uso de materiais didáticos, integração curricular, monitoramento e avaliação. O foco são professores de alunos de seis a 16 anos. As inscrições são gratuitas pelo telefone 3289-3613.













Leia mais ...

Doação: Ônibus ajudará na castração de animais de rua - Porto Alegre/RS.


Visando qualificar as políticas públicas para animais de Porto Alegre, a prefeitura e a Associação de Transportadores de Passageiros (ATP)


assinam nesta segunda-feira, 8, o termo de doação de um ônibus, para o programa de castração de animais de rua de Porto Alegre. A solenidade ocorrerá às 10h30, no Salão Nobre do Paço Municipal.

Após a assinatura do termo, a ATP encaminhará o ônibus para a fábrica para que seja adaptado um bloco cirúrgico para atender a demanda de castração de animais, principalmente os que se encontram nas vilas da capital. A doação é fruto de negociações a pedido da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (COMPPAD) de Porto Alegre.



Leia mais ...

domingo, 7 de novembro de 2010

Doação: Ônibus ajudará na castração de animais de rua

Visando qualificar as políticas públicas para animais de Porto Alegre, a prefeitura e a Associação de Transportadores de Passageiros (ATP) assinam nesta segunda-feira, 8, o termo de doação de um ônibus, para o programa de castração de animais de rua de Porto Alegre.




A solenidade ocorrerá às 10h30, no Salão Nobre, do Paço Municipal. Após a assinatura do termo, a ATP encaminhará o ônibus para a fábrica para que seja adaptado um bloco cirúrgico para atender a demanda de castração de animais, principalmente os que se encontram nas vilas da capital. A doação é fruto de negociações a pedido da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (COMPPAD) de Porto Alegre.

COMPPAD - A Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos trabalha na observação e promoção do bem-estar animal, educando e valorizando ações de guarda responsável e contra os maus tratos.



Leia mais ...

sábado, 6 de novembro de 2010

RESOLUÇÃO Nº 14, 30/09/2010 - CRMV/RS Novas normas para esterilização

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO RS
RESOLUÇÃO Nº 14, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

Dispõe sobre a normatização dos procedimentos de contracepção de cães e gatos em Programas de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional.



O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINARIA DO RS, no uso das atribuições legais que lhe confere a alínea “r”, do o artigo 4º, da Resolução CFMV nº 591, de 26 de junho de 1992,
Considerando o que dispõe a Resolução CFMV nº 962, de 27 de agosto de 2010, que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em Programas de Educação em Saúde, Guarda Responsável e Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional;
Considerando a necessidade de normatizar e fiscalizar os procedimentos de contracepção de cães e gatos em Programas de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional;
Considerando que os procedimentos de contracepção de cães e gatos em Programas de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional devem estar inseridos dentro de uma política de saúde pública e de bem-estar dos animais e das pessoas;
Considerando que programas desta ordem refletem positivamente no crescimento educacional e na preservação da qualidade de vida das pessoas e dos animais;
Considerando a importância e a necessidade da coleta, mapeamento e gerenciamento de dados sobre a população canina e felina nos âmbitos municipal, estadual e federal;
RESOLVE:
Art. 1º Instituir no âmbito do CRMV/RS a normatização e fiscalização dos procedimentos de contracepção de cãs e gatos em Programas de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional.
CAPITULO I
CONSIDERAÇÔES GERAIS
Art. 2º O Objetivo desta Resolução é abranger exclusivamente os procedimentos de esterilização de cães e gatos com a finalidade de educação em saúde, guarda responsável e controle populacional, como demanda de programas oficiais envolvendo instituições públicas.
Art. 3º Entende-se por Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional o método de trabalho caracterizado pela mobilização coletiva e programada que envolve a realização de procedimentos cirúrgicos de esterilização de cães e gatos (machos e fêmeas), em local e espaço de tempo pré-determinados no Projeto, realizado nos termos do artigo 4º e 8º da Resolução CFMV nº 962, de 27 de agosto de 2010.
Art. 4º Compete ao Plenário do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS a aprovação do projeto para a realização dos Programas de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional.
Art. 5º É obrigatória a homologação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS.para a realização de Programas de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional.
ß1º O Responsável Técnico é obrigado a manter por 5 (cinco) anos arquivo contendo informações dos beneficiários e dados sobre a identificação dos animais atendidos pelo Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional.
ß2º São consideradas informações mínimas do beneficiário: nome, endereço, CPF, RG, telefone e declaração de insuficiência de recursos financeiros.
ß3º São consideradas informações mínimas para identificação do animal: nome, espécie, raça, sexo, pelagem, idade real ou presumida e número da identificação eletrônica passiva por implante subcutâneo (microchip).
ß4º O médico veterinário responsável técnico pelo projeto deve promover a gestão da qualidade dos procedimentos em todas as suas etapas, a saber: limpeza e esterilização do material; qualidade e validade dos medicamentos e outros insumos; higiene e limpeza dos ambientes; assepsia e antissepsia dos procedimentos cirúrgicos; gerenciamento de resíduos de serviços de saúde animal; procedimentos anestésicos e cirúrgicos; período de recuperação anestésica; definição e manutenção dos fluxos técnicos e administrativos e outros.
Art. 6º Os animais beneficiados pelo Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional deverão ser identificados obrigatoriamente através de identificação passiva por implante subcutâneo (microchip).
CAPITULO II
DO PROJETO
Art. 7º Todo Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional deve contemplar um projeto elaborado pelo Responsável Técnico, a ser apresentado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do início de sua execução.
Art. 8º O projeto de execução deve contemplar, no mínimo, os seguintes itens: Orientação sobre os cuidados pré e pós-operatórios aos responsáveis pelos animais, Transporte dos animais, Equipamentos e materiais necessários, Equipe de trabalho, Procedimentos pré, trans e pós-operatórios, Sistema de triagem, Identificação e registro dos animais e Atividades de educação sanitária, bem estar animal e de guarda responsável, se possível inseridos no ensino básico municipal.
Art. 9º Metodologia de orientação - os beneficiários (responsáveis pelos animais) devem ser orientados, por escrito e verbalmente, quanto à importância do bem-estar animal, da educação sanitária, da guarda responsável, do procedimento da castração, das vacinações, do controle de endo e ectoparasitas e da necessidade de eventuais retornos para atendimentos posteriores;
Art. 10 O procedimento cirúrgico ser dividido em pré-operatório, transoperatório e pós-operatório.
ß1º Devem ser respeitadas as técnicas de antissepsia, bem como a utilização de material cirúrgico esterilizado por método químico ou físico, para cada procedimento.
ß2º Todos os procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos devem ser realizados exclusivamente por médico veterinário, conforme previsto na Lei nº 5.517/68.
ß3º O pré-operatório contempla a seleção de animais clinicamente sadios e submetidos a jejum de acordo com orientação prévia, adequado à faixa etária e espécie animal, preenchimento do termo de autorização para realização da cirurgia e do termo de autorização de uso das informações do beneficiário e do animal.
I - O termo de autorização dever• conter os riscos inerentes ao procedimento anestésico-cirúrgico, dados de identificação do beneficiário, dados de identificação do animal e assinatura do beneficiário.
ß4º O transoperatório consiste em utilizar práticas anestésicas e cirúrgicas para fins do procedimento de castração, que sejam cientificamente recomendadas pela clínica médica veterinária.
ß5º O pós-operatório contempla garantir a assistência e o bem-estar ao animal do momento da cirurgia até a liberação clínica.
I - Em casos de intercorrências durante o procedimento cirúrgico, se necessário, o médico veterinário deve prescrever a conduta terapêutica específica para o caso.
II - Garantir a separação de animais de acordo com a espécie e características comportamentais para prevenir riscos de acidentes no período de recuperação anestésica.
III - A liberação dos animais para os beneficiários (proprietários) e/ou transporte, deve ser realizada após a constatação, pelo médico veterinário, do restabelecimento clínico do animal.
IV - Orientar e entregar por escrito ao beneficiário responsável pelo animal as recomendações pós-operatórias, a saber: acomodação e alojamento do animal no período de recuperação e restabelecimento cirúrgico; orientação de cuidados de enfermagem e prescrição terapêutica a critério do médico veterinário.
V - Disponibilizar um telefone de contato para orientações ao beneficiário no período de pós-operatório e marcação de retorno, quando necessário.
Art. 11 A equipe mínima de trabalho ser• composta obrigatoriamente por um médico veterinário, dois auxiliares, e no caso da utilização da unidade móvel, um motorista.
I - È da responsabilidade do médico veterinário responsável técnico o treinamento da equipe de trabalho e a adequação do número de pessoas envolvidas às necessidades do projeto apresentado.
Art. 12 O local para a realização das cirurgias de contracepção em cães e gatos devem ocorrer em ambiente fechado, restrito, de tamanho compatível com o número de animais a serem atendidos por fase do procedimento, de acordo com o previsto no inciso II do artigo 5º, Seção II, da Resolução do CFMV 670/00.
ß1º As cirurgias de contracepção em cães e gatos também poderão ser realizadas em Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde - UMEES, devidamente regularizada perante o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS e demais Órgão competente
I - A Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde - UMEES deve estar obrigatoriamente vinculada a uma instituição pública.
II - A Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde - UMEES deve estar vinculada a uma estrutura de suporte local previamente definida.
III - Deve ser determinado um estabelecimento médico-veterinário para encaminhamento de ocorrências de urgência e/ou emergência que não possam ser resolvidas no local definido para realização do Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional.
ß2º As instalações para a realização do Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional, incluindo a estrutura de suporte local, deve contemplar: ambientes para pré-operatório, transoperatório, pós-operatório, recepção dos responsáveis pelos animais, além de sanitários para uso da equipe e do público.
Art. 13 Equipamentos e materiais - consistem numa estrutura mínima necessária para a realização dos trabalhos, de forma ordenada, segura e respeitando as boas práticas em todos os procedimentos.
ß1º Ser• considerada estrutura mínima: fonte de água tratada; balança para pesagem dos animais; material cirúrgico em número compatível com as necessidades do projeto; material para acondicionamento e descarte dos resíduos, conforme a legislação vigente;
equipamento de climatização do ambiente pós-cirúrgico; cilindro de oxigênio; sondas endotraqueais; reanimador manual (ambu); fármacos que atendam as necessidades do projeto, incluindo as situações de emergência;
equipamento para esterilização; sistema de iluminação emergencial e mesas cirúrgicas e de apoio de fácil higienização.
ß2º Ser• considerado equipamento mínimo para monitoração transoperatória: aparelho de oximetria de pulso e/ou monitor cardíaco.

Art. 14 Esta Resolução entrará• em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.




Air Fagundes dos Santos Rosane Maia Machado
CRMV-RS 0305 Presidente Secretária Geral

CRMV-RS 2156





Leia mais ...

Há novas regras para a castração CRMV/RS

Os programas de castração de cães e gatos ganharam novas regras, publicadas ontem no Diário Oficial do Estado.


Pela resolução 14 do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), as campanhas de esterilização promovidas por órgãos públicos terão que passar por aprovação prévia do CRMV-RS e obedecer a uma série de exigências. A mudança foi apresentada pela direção do Conselho. Para o presidente da entidade, Air Fagundes dos Santos, o objetivo é fazer com que as ações tenham caráter educativo, buscando reduzir o número de animais abandonados. As instituições devem informar tudo sobre a campanha.

Torna-se obrigatória a anotação de responsabilidade técnica de médico veterinário, que deverá manter por cinco anos os dados sobre os beneficiários e a identificação dos animais. O procedimento será disponibilizado gratuitamente só para quem não tem recursos para custear a esterilização. Para garantir o controle, cada animal deverá receber um microchip. Fica autorizada a utilização de unidades móveis para os atendimentos veterinários.

Para animais de rua, o procedimento de castração ficará a cargo das prefeituras. Profissionais que não se enquadrarem estão sujeitos às sanções previstas no Código de Ética da categoria.






Fonte:correio@correiodopovo.com.br

Leia mais ...

Escola municipal promove projeto de adoção de animais de rua - Porto Alegre/RS


PROTEÇÃO AOS ANIMAIS - Prefeito José Fortunati presente na Abertura do Projeto LIAU - Educação Ambiental e do Projeto "Vira-Latas: Adote esta idéia". na Escola Municipal Saint-Hilare


Aluna participante do Projeto.












Abertura do evento focando a Posse Responsável e o fim dos maus-tratos na Escola Saint-Hilare



Abertura do Projeto LIAU - Educação Ambiental e do Projeto Vira-Latas: Adote esta idéia. Escola Saint-Hilare
No sábado, 6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, evento de Educação Ambiental e posse responsável de animais domésticos. Numa parceria entre a escola e a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos da prefeitura (Comppad), foi realizado o lançamento da camiseta do projeto ‘Vira-latas: adote essa ideia”, como forma de arrecadar fundos para o tratamento de animais de ruas. (fotos)



Ações - Estão sendo organizadas pelo Comppad. A licitação de uma empresa para castração de 3.072 animais, visando ao controle populacional dos bichos nas vilas. E a parceria da prefeitura e da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), que assinam nesta segunda-feira, 8, o termo de doação de um ônibus, para o programa de castração de animais de rua de Porto Alegre.

O ônibus é adaptado com um bloco cirúrgico para atender a demanda de castração de animais, principalmente os que se encontram nas vilas da Capital. Além desse veículo, a doação de outro ônibus permitirá suporte para atender a demanda dos animais abandonados.


Segundo a vice-diretora da escola, Gabriela de Camillis, o projeto “Vira-latas: adote essa ideia”, já encaminhou para adoção, apenas neste ano, mais de 60 animais, entre cachorros e gatos, vítimas de abandono e maus tratos, que apareceram na escola. Ela destacou que por meio de parcerias os animais são tratados, medicados, castrados, até a adoção. Segundo Gabriela, há uma lista de interessados, e quando tem um animal para doação, uma equipe da escola vai até a casa da família, para ver se há condições para abrigar o animal. Disse, ainda, que mantém na escola, no mínimo, dois animais para que as crianças aprendam sobre guarda responsável.

Na ocasião, os estudantes fizeram apresentações artísticas, aue tinha como tema o cuidado com os animais. Foi distribuída aos presentes a cartilha do Comppad, que trabalha na observação e promoção do bem-estar animal, educando e valorizando ações de guarda responsável e contra os maus tratos.



Leia mais ...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RESULTADO DA LICITAÇÃO PARA ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS- PORTO ALEGRE/RS

Cfe.DOPA a publicação do resultado da Licitação da Prefeitura de Porto Alegre para esterilização de cães e gatos. A Clinica vencedora é conhecida de nome PET Móvel.



Foram licitados 08 lotes de 384 procedimentos cada, totalizando 3072 esterilizações.
https://www.cidadecompras.com.br/031/03105045.asp?ttCD_CHAVE=35180


DIÁRIO OFICIAL DE PORTO ALEGRE – Edição 3882 – Quinta-feira, 04 de Novembro de 2010
RESULTADO DE JULGAMENTO
PREGÃO FÍSICO DE SERVIÇOS 1/2010
PROCESSO 001.034171.10.0

A ÁREA DE COMPRAS E SERVIÇOS, da SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA,
informa o resultado de julgamento do PREGÃO FÍSICO DE SERVIÇOS acima.
VENCEDOR: AGRO POINT SARANDI LTDA
OBJETO: Contratação de clínicas veterinárias e hospitais veterinários que prestarão serviços de
esterilização e implantação de transponders subcutâneos (“microchips”) em cães e gatos de famílias
em vulnerabilidade social, assim como de animais que estejam em próprios municipais.
VALOR GLOBAL: R$ 230.400,00

Porto Alegre, 01 de novembro de 2010.

JOSÉ OTÁVIO FERREIRA FERRAZ, Gestor


ATA DE PREGÃO PRESENCIAL n° 98880101.2.01/2010

https://www.cidadecompras.com.br/031/03105045.asp?ttCD_CHAVE=35180

Leia mais ...

Doação: Ônibus ajudará na castração de animais de rua

Visando qualificar as políticas públicas para animais de Porto Alegre, a prefeitura e a Associação de Transportadores de Passageiros (ATP) assinam nesta segunda-feira, 8, o termo de doação de um ônibus, para o programa de castração de animais de rua de Porto Alegre.




A solenidade ocorrerá às 10h30, no Salão Nobre, do Paço Municipal. Após a assinatura do termo, a ATP encaminhará o ônibus para a fábrica para que seja adaptado um bloco cirúrgico para atender a demanda de castração de animais, principalmente os que se encontram nas vilas da capital. A doação é fruto de negociações a pedido da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (COMPPAD) de Porto Alegre.



Leia mais ...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

RESPOSTA - FEIRAS DE FILHOTES

Clicar na imagem para ampliar.
Este oficio ao DC Navegantes sobre o cancelamento das Feiras em Porto Alegre/RS.


Leia mais ...

Oficio do DC NAVEGANTES - Feiras - Porto Alegre/RS.










Leia mais ...

Comando do EMBM é parceiro no Projeto Adote um Cavalo

Clique na imagem para ampliar

Cel.Hildebrando Antonio Sanfelice - Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, parceiro do Projeto Adote Um Cavalo, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS.
Conforme oficio foi amplamente divulgadono Estado, com a proposta de catalogação de pessoas interessadas em adoção destes animais. Elogiável ação que amplia as chances dos cavalos resgatados por maus-tratos encontrarem outros responsáveis que deverão praticar a Posse Responsável.



Leia mais ...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

CAMPANHA DE RAÇÃO ONG SOS VIRALATAS - TRES COROAS/RS.

Ong S.O.S.. Vira-latas
Mascotes de Rua - Liga Trescoroense de Defesa dos Animais
http://ong-sosviralatas.blogspot.com/



Bom dia a todos que lerem este e-mail!!

Estamos fazendo uma campanha para pedir RAÇÃO para os animais que ainda não foram adotados.
Esta campanha iniciou a umas duas semanas, foi pedido no JORNAL, fizemos CARTAZES, pedimos pelo ORKUT, mandamos E-MAILS e no entanto o que deu retorno foram as ligações feitas pelas voluntárias. Enfim, em uma população de 20.000habitantes, apenas 17 pessoas doaram ração. O mais curioso é que são as mesmas pessoas que sempre doam.
O mais curioso ainda é que normalmente as pessoas que nos ligam para pedir ou exigir coisas das voluntárias são as que NÃO AJUDAM.

Por isso, pedimos e suplicamos, se cada um ajudar com um pouco, poderemos fazer muito mais.
Não é preciso doar 25kg de ração, doe 1kg ou R$1,00. Faça uma vaquinha com seus colegas de trabalho. Hoje em dia são poucos os que não sabem sobre crimes, negligências, maus tratos.....vamos nos unir contra isso.

Vou passar os dados da nossa conta no ECOCREDI que no momento esta com um saldo de R$0,03 centavos.
Estamos com uma dívida na Clínica 4 Patas de mais de R$6.000,00 . São de atraopelamentos, cesáreas de cadelas e gatas abandonadas, de animais mutilados, de maus tratos...........enfim diversos atendimentos que não seriam necessários se todos cuidassem dos animais que tem, pois esses nasceram de algum animal de algum conhecido nosso e que não cuidou.











Leia mais ...