quarta-feira, 22 de outubro de 2008

IBAMA cria projeto com intuito de acabar com a venda de animais silvestres

Projeto Cetas Brasil vem como ferramenta para instruir a população a não comprar animais silvestres.



Ivane Ramos

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis Naturais) através da Coordenação de Fauna da diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas junto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está lançando uma campanha com o intuito de divulgar o projeto ‘ Cetas Brasil’ . A iniciativa é resultado da quantidade de animais silvestres que o órgão vem apreendendo em todo o país e que são recebidos pelos Centros de Triagem de Animais Silvestres, os Cetas.

O projeto visa construir, restaurar e equipar os centros de triagem de todo Brasil, que segundo a assessoria de comunicação do Ibama, são em 27 unidades de funcionamento. As atividades que serão levadas pelo projeto incluem educação ambiental devido ao fato de que só as ações isoladas de fiscalização não se mostram eficazes para combater o problema do tráfico de animais.

Uma das iniciativas do projeto é mostrar para a sociedade que comprar animais silvestres do comercio ilegal é crime. " Uma alternativa para se formar essa consciência de posse responsável de animais é uma grande campanha nacional de proteção à fauna, que terá a educação ambiental e uma campanha de comunicação como eixos" , diz o IBAMA.

O Ministério da Educação (MEC) também vai se unir nesse projeto e através da ação denominada ‘ A Escola é o Bicho’ deverá capacitar agentes sociais para funcionarem como multiplicadores nos estados. O projeto piloto vai começar por Brasília, a partir de hoje, já o restante do país caberá ao IBAMA através de suas superintendências ir formando agentes multiplicadores que visitarão as escolas e explicarão o trabalho apresentando também uma revista em quadrinho que será usada como material didático para o público infantil.

Além da revista em quadrinhos também serão distribuídos cartazes, adesivos, vídeos em escolas, feiras, aeroportos e outros locais públicos. No Amapá, policiais militares pertencentes ao Batalhão Ambiental fizeram recentemente uma apreensão de passarinhos, cerca de quinze curiós, que estavam supostamente sendo retirados da natureza para criação e comércio ilegal.
Fonte:Jornal do DIA

Nenhum comentário: