segunda-feira, 20 de abril de 2009

Medidas combate a Leishmaniose são questionadas

Doutora em entomologia questiona medidas ineficazes de saúde pública no Lago Norte
A bióloga Maria Regina Oliveira, moradora do Lago Norte, enviou uma carta à Secretaria de Saúde questionando as medidas de combate à Leishmaniose que estão sendo adotadas na região.



Ilma. Sra.
Dra. Disney Antezana
Subsecretaria de Vigilância à Saúde
Secretaria de Estado da Saúde
Nesta.
Prezada Subsecretaria,

Por minha moradia estar situada no Lago Norte - área considerada de surto ou de transmissão intensa (?) do protozoário, Leishmania spp., e dos vetores Lutzomyia longipalpis e L. cruzi (Diptera, Psychodidae), e ainda por possuir cães, recebi a presença de agentes de saúde em 16 de junho de 2008, para a coleta de sangue dos animais.
Apesar dos laudos terem sido emitidos em 17 de setembro de 2008, em meados de dezembro de 2008, recebi o diagnóstico de que um dos cães estava contaminado com Leishmania spp. O exame realizado por esta Subsecretaria foi o da Reação de imunofluorescência indireta (RIFI), na diluição 1:40.
Conforme recomendação do Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral, da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde (MS), aceita-se como positivas diluições a partir de 1:80. Nos títulos iguais a 1:40, recomenda-se a solicitação de uma nova amostra em 30 dias. A sugestão deste Manual é o de que se realizem outros diagnósticos como o parasitológico, ensaio imunoenzimático (ELISA), método do PCR (amplificação do DNA do parasita), fixação do complemento e aglutinação direta (DAT), para a confirmação do protozoário.
Apesar de não ter sido sugerido pelos agentes que vieram buscar o meu cão para eutanásia de que uma nova coleta 30 dias após a emissão do primeiro laudo poderia ser realizada, imediatamente, busquei outros diagnósticos que pudessem contestar a presença do protozoário. Felizmente, para o meu cão, os diagnósticos: parasitológico e o DAT confirmaram a ausência do protozoário, conforme laudos em anexo.
Como cidadã brasileira e bióloga, reconheço e estimo as prioridades do governo em se buscar uma melhor proteção à saúde humana para o caso das epidemias, incluindo à campanha para contenção de leishmaniose realizada por esta Subsecretaria. Entretanto, não posso ficar à margem e me esquecer dos direitos de milhares de criaturas que são colocadas em nossos lares - os cães - e que por não apresentarem vozes que contestem a solução de extermínio indiscriminado como é o caso de diagnóstico falso/positivo (RIFI - diluição 1:40).
Frente a esta campanha que pouquíssimos resultados produzirão para a população humana e canina, a exceção do extermínio de milhares de cães e os problemas emocionais à diversas pessoas pela perda de seus cães, faço as seguintes considerações e ressalvas a esta Subsecretaria:
1) Outros hospedeiros vertebrados, além dos cães, representados na natureza por várias ordens e espécies, são também vetores da Leishmania spp. Frequentemente, recebemos visitas de gambás, micos e outros mamíferos em nossos jardins. Entretanto, não tive notícias de extermínios desses animais.
2) O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem o registro de vacina para este protozário e não há recomendação para vacinação de cães pelo MS. Quando um ser humano se defronta com uma situação de epidemia e com a disponibilidade de ser vacinado, este procedimento é adotado imediatamente. Por que não para os cães?
3) Em relação às medidas de prevenção e ou contenção da epidemia adotadas por esta Subsecretaria pude observar que:
• Nunca houve contagem do número de vetores em minha ou outras propriedades de pessoas conhecidas no Lago Norte. Também, desconheço a colocação de armadilhas que pudessem orientar para um melhor programa de aplicação de agrotóxicos nas áreas mais infestadas, considerando que todas as respostas já foram obtidas de acordo com o Brasil (2006):
• Investigar o local provável de infecção (LPI);
• Conhecer a presença, a distribuição e monitorar a dispersão do vetor;
• Dar condições para que os profissionais da rede de saúde possam diagnosticar e tratar precocemente os casos;
• Monitorar a tendência da endemia, considerando a distribuição no tempo e no espaço;
• Indicar as ações de prevenção de acordo com a situação epidemiológica;
• Desencadear e avaliar o impacto das ações de controle;
• Monitorar os eventos adversos aos medicamentos.
• O controle das leishmanioses, tanto em saúde pública como individualmente, é pouco eficiente, não existindo medidas simples e eficazes de proteção. Por isto, é necessário a conscientização para o manejo integrado ambiental/saúde pública. Entretanto, desconheço uma campanha de conscientização pela imprensa escrita e falada, de modo constante e clara mostrando a necessidade de limpeza de quintais, jardins, construções em áreas apropriadas, cuidados com galinheiros etc.
• A demora entre a coleta de sangue e entrega dos laudos (seis meses) por si só torna toda a campanha sem validade. Neste período quantas pessoas e cães foram infectados?
• Uma vez que o exame RIFI é realizado para duas diluições, 1:80 e 1:40 e há recomendação do MS para repetir a operação trinta (30) dias após a liberação do laudo quando o resultado for 1:40 - falso/positivo, é necessário que os agentes de vigilância da saúde instruam os possuidores de cães para esta possibilidade. Além disso, é também necessário que uma lista de laboratórios credenciados para a realização dos diagnósticos complementares seja repassada aos interessados.
Senhora Subsecretaria, considerando os pontos acima mencionados, é necessário reavaliar esta campanha que penaliza apenas os seres indefesos como os cães.
Atenciosamente
Maria Regina Vilarinho de Oliveira
Biológa, Entomológa, Dra.
E.mail: mrvoliveira@yahoo.com.br


Consulta bibliográfica: Brasil. Ministério da Saúde. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. - Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. 120 p

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